terça-feira, 26 de abril de 2011

Conheçam a cidade de Araruna no Paraná



Poucas pessoas sabem, mas existe um município chamado Araruna  no estado do Paraná, tal qual a  Araruna na Paraíba, ambas denominadas na língua tupi: "ARARA UNA". É um fato interessante, pois mesmo diante das diferenças geográficas e históricas, ocorrem também muitas dinâmicas  em comum nos dois municípios, além da coincidência do mesmo nome, como o fato de ambas estarem no interior de seus estados, vale ressaltar que por possuírem a mesma denominação já ocorreram por diversas vezes casos de erros de correspondência e entrega de produtos equivocadamente, ou algo semelhante pela coincidência do nome.

O município de Araruna, no estado do Paraná, está localizado na Mesorregião Centro Oriental Paranaense e na Microrregião de Campo Mourão, possuí uma população estimada de acordo com dados populacionais do IBGE do ano de 2005 de 13.516 habitantes (Araruna - PB, 18.886 habitantes, IBGE 2010), encontra-se a uma altitude média de cerca de 610 metros acima do nível do mar (Araruna - PB, entre 590 a 600 m). 

Bandeira de Araruna - PR
Brasão de Araruna - PR
Assim como no município de Araruna - PB, que foi denominado ao homenagear uma ave, no caso a arara una (Anadorhynchus hyacinthinus) (Lath.), a cidade xará do Paraná também recebeu esta denominação “Araruna”, que significa "Arara Negra", porém a ave em questão era outra, na região de Araruna - PR circundavam muitos anus-pretos, e os mesmos serviram para batizar o então pequeno vilarejo como Araruna.

Anu-preto, ave que influenciou na denominação do município.
O município de Araruna - PR, encontra-se situado numa distância de cerca de 480 km da capital do estado do Paraná, Curitiba. Faz divisa com os seguintes municípios: Jussara (Norte); Terra Boa (Nordeste); Peabiru (Leste); Campo Mourão (Sudeste); Farol (Sul); Tuneiras do Oeste (Sudoeste); Cianorte (Oeste). Sendo Araruna polarizada principalmente pelo município de Campo Mourão, que apresenta grande índice de imantação urbana, devido a seu comércio e serviços disponíveis, polarizando então nossa cidade irmã Araruna - PR.

Localização Geográfica de Araruna do Paraná
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Parana_Municip_Araruna.svg

O território do município de Araruna - PR, foi a priori povoado por grupos indígenas de uma época pré-cabralina, logo após o descobrimento do Brasil, onde padres jesuíta que se infiltraram no interior do pais para sua missão de catequizar as populações nativas a serviço da Coroa Portuguesa. Os caminhos de Araruna serviam como rota para o município de Peabiru ligando o Litoral Brasileiro a região do Chaco no Paraguai.

Esta rota serviu para o despertar do interesses de diversas famílias que posteriormente iriam povoar  e trazer o desenvolvimento a Araruna, a partir de 1948, com a chegada das famílias de Paulo Toledo, João Antônio Rodrigues, Ernesto e João Martins Tavares, Sebastião Inácio de Faria, José Maria de Faria, Joaquim Emídio de Faria e tantos outros pioneiros que o povoado começou a crescer, formando as primeiras lavouras de café e cereais da região, que somente aos 27 de janeiro de 1959,  por meio da Lei Estadual № 253, foi criado o Município de Araruna. A instalação, contudo, se deu em 29 de novembro de 1955.    

Centro de Araruna, Igreja Matriz de Santo Antonio.
Fonte: http://www.panoramio.com

atividade agropecuária é bastante enraizada em Araruna, onde se verifica muita tradição nas culturas de milho, trigo e soja, e uma boa desenvoltura no setor terciário, onde diversas pequenas e médias industrias estão instaladas na cidade, sobretudo recebendo incentivo dos próprios ararunenses que se sentem no dever de ajudar sua cidade a crescer e desenvolver. 

Detalhe interessante no que se refere a política local, é que da mesma forma em que Araruna na Paraíba apresenta históricas e acirradas disputas eleitorais entre os grupos intitulados "jacarés" (PMDB - 15) e "gatos" (PTB - 14), que dividem a cidade em cores e bandeiras, acontece o mesmo em Araruna do Paraná onde "periquitos" (PMDB - 15) e "borboletas" (PPS - 23) se digladiam durante os processos eleitorais deste município, resultado claro das influências políticas de determinados grupos sobre as populações sobretudo pobres dos dois municípios de interior.

Assim como as ararunas de Araruna - PB e os anus-pretos de Araruna - PR, sobrevoavam os céus, também assim foi dinamizada este  artigo, na certeza que ambos os municípios tem muito em comum além do nome, pois ambas estão inseridas no interior de seus estados, e apresentam forte vocação para o progresso, além de sua gente forte e trabalhadora, por tudo isso em nome dos ararunenses da Serra da Araruna, uma saudação a nossa cidade irmã e seus munícipes ararunenses dos Caminhos de Peabiru.

Em seguida diversas imagens do município de Araruna - PR:


Portal de Boas vindas, Araruna - PR
Fonte: http://www.araruna.pr.gov.br
Portal de Entrada - Araruna - PR
Fonte: http://www.marcalimoveismga.com.br


Casa da Cultura
Fonte: http://www.araruna.pr.gov.br
Estádio Municipal
Fonte: http://www.panoramio.com
11º Batalhão de Polícia de Araruna
Fonte: http://www.panoramio.com
Escola Estadual 29 de Novembro
Fonte: http://www.panoramio.com
Ginásio de Esportes "Zé 14"
Fonte: http://www.panoramio.com
Igreja Católica Diaconia
Fonte: http://www.panoramio.com
Avenida Presidente Vargas
Fonte: http://www.panoramio.com
Câmara Municipal
Fonte: http://www.panoramio.com
Prefeitura Municipal de Araruna - PR
Fonte: http://www.panoramio.com
Creche Pequeno Príncipe
Fonte: http://www.panoramio.com
Igreja Matriz de Santo Antonio
Fonte: http://www.panoramio.com
Praça enfeitada com Arara e os dizeres: "Araruna - o nosso orgulho."
Fonte: http://www.marcalimoveismga.com.br
PR-465 Araruna sentido Peabiru
Fonte: http://www.panoramio.com
                           
                   Cachoeira
                   Fonte: http://www.panoramio.com

Wellington Rafael

10 comentários:

  1. Interessante saber desses detalhes. Tá explicado porquê de quando toda vez eu vou procurar algo por ARARUNA no Google sempre Aparece essas duas. Realidade que poucos conhece, sabia?

    ResponderExcluir
  2. Só queria que nossa Cidade se assemelha-se um pouco que seja desta...

    ResponderExcluir
  3. Meu nome e Adalberto Brunieri, 50 anos, tenho a Honra de ser natural de Araruna, meu Pai, Primo Brunieri foi Pioneiro na região.Nasci em 1963, numa propriedade próximo ao Pinhalzinho, época em que ocorreu a terrível Geada Negra, fenômeno natural que devastou o estado do Paraná, as circunstancias obrigou minha Família a Migrar pro estado de São Paulo, onde vivemos nos dias atuais, contudo devo externar a Honra de ser filho da Terra.
    Att. Adalberto Brunieri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc conheceu alguem da famila Bôa Morte??? Estou a procura de parentes q viviam la.

      Excluir
  4. sou Giuzelaine Batista,ainda não conheço essa cidade,mas meu pai Aulides Batista,natural de Araruna fala muito das aventuras q passou ai,filho de Catharina Lara e Laucidio Batista Holosbak,esta a procura de parentes q ficaram ai,vieram para o mato grosso do sul em 1962,dai perderão contato na época,se alguém puder nós ajudar,agradecemos

    ResponderExcluir
  5. MEU PAI ERA DESTA CIDADE MAS AGORA MORA EM ARAPONGAS , MAS ELE DISSE QUE SENTE SAUDADES E GOSTARIA DE VOLTAR MORAR NESTA LIDA CIDADE

    ResponderExcluir
  6. Procuro por parentes de Marieta Bôa Morte ou de Francisco Monteiro Bôa Morte ou de Antonio Francisco Bôa Morte.
    Meu contato ana.prof33@gmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  7. Olá, não tenho como fornecer estas informações, pois resido em Araruna estado da Paraíba, e escrevi sobre a cidade de mesma nomenclatura no Paraná, como instrumento de utilidade pública aos dois municípios.

    ResponderExcluir
  8. Sou natural dos Campos Gerais, do município de Rebouças PR. e, morei em Araruna durante 14 anos, vindo residir em Curitiba, no ano de 1965; portanto, conheço uma boa parte da história da cidade.

    ResponderExcluir
  9. cidade cheia de história, de um povo acolhedor, trabalhador. moro aqui há 18 anos, ver essa cidade se erguer é tão lindo! vejo os jovens crescendo aqui e me assemelho, fico vendo os vídeos antigos e me transbordo de nostalgia. amo essa Araruna de coração! Ass: L.M

    ResponderExcluir