quarta-feira, 27 de abril de 2011

UEPB – da decepção aos indicativos de greve


É imprescindível que em pleno século XXI, atitudes ditatoriais sejam tomadas, principalmente quando se tratam de questões totalmente prejudiciais a instituições que tanto fortalecem e enriquecem o nosso querido e amado estado da Paraíba, me refiro aos gestos tomados pelo executivo estadual contra a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Este evento ocorre após a tão sonhada autonomia financeira concedida através da Lei nº 7.643, de 6 de agosto de 2004, sancionada pelo governador Cássio Cunha Lima, onde a UEPB inaugurou uma nova fase em sua história.

O mais impressionante, é que o mentor intelectual dos atos ditatoriais, é nada mais nada menos, que Governador Ricardo Coutinho, que em sua vida estudantil e publica tanto disse defender a universidade, de onde o mesmo foi líder estudantil participando de diversas manifestações e até greves de forma ativa, liderando movimentos em favor da melhoria do ensino superior no estado da Paraíba, porém quando o mesmo tem o poder de fazer com que as coisas aconteçam à história é diferente.

 Torçamos que o mesmo amoleça seu coração e não decepcione os acadêmicos da UEPB, que tanto depositaram expectativas positivas no mesmo, caso contrário a greve ocorrerá, pois direitos adquiridos não podem ser perdidos. Desta forma teremos apenas a certeza e a tristeza do retrocesso e da decepção ao governador Ricardo Coutinho.

Este indicativo de uma futura greve deve-se ao descumprimento do repasse do duodécimo salarial que ocorreria ao passar do dia 1º de janeiro de 2011, onde apenas 60% do percentual que é de direito da Universidade Estadual da Paraíba está sendo cumprido, além dos repasses do ano passado, também não efetuado aos servidores estaduais, que contabilizam cerca de 700 funcionários e mil professores distribuídos nos 7 campi da UEPB na Paraíba: Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna.

Parabéns a todos os que sentiram conclamados a participar dos eventos e manifestações que cortaram todo estado da Paraíba neste dia 27 de abril de 2011, especialmente aos bravos universitários do campus VIII em Araruna, que mesmo sendo o mais recente mostrou que a força da voz e das atitudes em beneficio do bem estar da população em geral, através da UEPB ecoa mais alto que qualquer gesto de tirania.

Como discente desta instituição me sinto no total direito de externar meu repudio a gestos mesquinhos e pequenos, contra nossa amada UEPB, que tanto contribui para o desenvolvimento do estado, através de suas formações e pesquisas cientificas, onde seus acadêmicos respeitam os recursos adquiridos através mediante pagamento de impostos do trabalho e sofrimento do batalhador povo da Paraíba.

Wellington Rafael

2 comentários:

  1. É isso aí Welligton, parabéns pela sua postagem, vamos torcer para não sermos prejudicado.

    ResponderExcluir
  2. É de fato indignante, tal conduta exposta por o atual administrador Estadual. Vejamos, como citado anteriormente por Wellington, quem tanto diz defender e lutar por melhorias do Campus da UEPB não pode se deixar suas palavras serem levadas ao vento. Independemente de política (à parte) vamos à luta minha gente, por melhores oportunidades e direitos de escolha. Precisamos do Campus da UEPB em Araruna inclusive, por diversos motivos, entre eles a Economia, cultura, Emprego, comodidade e Educação de nossa cidade. Vamos a luta com força e fé para construirmos sim uma cidade melhor; como já dito anteriormente Longe de Políticas!

    ResponderExcluir