segunda-feira, 11 de abril de 2011

Conheça a Serra da Confusão em Araruna


Localizada no município de Araruna-PB, a Serra da Confusão fica próxima do Rio Calabouço, que divide as fronteiras entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte, bem próxima ao Parque Estadual da Pedra da Boca, é vizinha da Serra de Araruna, onde se localiza a sede do município. Entre essas serras encontra-se incrustado um conjunto rochoso de composição granítica porfirítica, com vestígios de gnaisses e quartzitos, que possuem faces arredondadas e extensas caneluras que vão do cume ao chão.
Foi pela Serra da Confusão que os primeiros desbravadores do então chamado “sertão desconhecido”, vindos do estado do Rio Grande do Norte, adentraram nas terras do Curimataú paraibano, eram vaqueiros, caçadores ou simples viajantes, onde entre eles pode se citar o potiguar Feliciano Soares do Nascimento, que é considerado o fundador de Araruna.
Como era um lugar não explorado e, portanto não conhecido, era de difícil acesso, pois além de se aventurarem pelos caminhos do Rio Calabouço em sua travessia, acabavam encarando as gigantescas e até míticas rochas do local, como a Pedra da Boca e a Pedra da Caveira (Anselmo), por meio de mata densa, e a risco de toda sorte, devido os perigos de se infiltrarem em local de mata fechada, além de ser um local povoado por índios das tribos tarairius, fora sua fauna e flora desconhecidas. Talvez as simpáticas araraunas (Anadorhynchus hyacinthinus, aves que deram origem ao nome Araruna) que eram abundantes na região, a época, amistosas e belas faziam do local atrativo e aparentemente seguro, iludiam os aventureiros, que se sentiam convidados a entrar, para conhecer mais a fundo o local.
Porém, a Serra da Confusão era e é até os dias de hoje, local de encanto e de lendas. O Próprio significado de seu nome, batizado por estes desbravadores potiguares, veio justamente pelo fato de suas tentativas de infiltração no território paraibano.
Exemplo disto são as várias histórias e lendas que se contam como, por exemplo, de que os índios que habitavam estas serras ararunenses eram antropófagos, ou seja, canibais, que abatiam os homens a eles “estranhos” e se alimentavam de seus corpos, outras versões contam que animais monstruosos afugentavam os visitantes inóspitos, fora versões de que as rochas, principalmente as famosas Pedra da Boca e da Caveira devoravam os desconhecidos com suas enormes bocas. Com tantas versões ficou apenas uma certeza havia uma verdadeira CONFUSÃO! E por não saberem o porquê de tantos sumiços e desaparecimentos de homens ao entrarem nesta serra ficou assim batizada a encantadora serra de “Serra da Confusão”, linda aos olhos e um labirinto cheio de fantasias, histórias e lendas para quem não conhece!

Wellington Rafael

Um comentário: