sexta-feira, 16 de setembro de 2011

UEPB Campus VIII Araruna - 1 ano de vitórias

Entrada do Campus VIII Araruna. Fonte: Sec. da UEPB campus VIII.
No  dia 20  de setembro, o campus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), completou 1 ano de funcionamento, onde sua inauguração foi realizada aos 20 de setembro de 2010. Data louvável, que contou com a presença do governador em exercício, o desembargador Luiz Silvio Ramalho, da reitora da UEPB, Marlene Alves de Souza Luna, da prefeita do município de Araruna, Wilma Targino Maranhão, além de outras presenças, que se fizeram marcantes nesse dia memorável.

Nessa data, foi marcada o início do novo campus da UEPB,  que hoje forma o Centro de Ciências, Tecnologias  e Saúde (CCTS), no denominado "Campus VIII - Professora Maria da Penha", homenagem a uma antiga professora deste município que muito contribuiu com a educação dos jovens em sua trajetória de vida. O campus VIII de Araruna, oferecendo os cursos de Bacharelado em Odontologia, Bacharelado em Engenharia Civil e Licenciatura em Ciências da Natureza, além de diversas extensões, e perspectivas animadoras de implantação de novos cursos.

Prefeita Wilma Maranhão e reitora Marlene Alves
 descobrindo a placa de inauguração. Dias, Jocimar (2010).

Ao longo deste primeiro ano, de muitas realizações e sucessos, a cidade de Araruna comemora um episódio marcante em sua história política, constituindo a partir da inauguração desta universidade, a "Pedra Fundamental" de muita esperança, e créditos de um futuro promissor, pois já sente em seu cotidiano, e em sua economia o impacto causado com a vinda deste campus. 

Atualmente centenas de jovens se deslocam de suas cidades e se instalam na cidade de Araruna, local escolhido para a batalha iniciada aqui, através  de suas chegadas, com direção a seus sonhos mais promissores, além da vinda de professores, e demais categorias, que porventura também estão ajudando a construir um novo aspecto social e cultural em nossa cidade e certamente também transformando a vida de cada um deles.

Devemos ressaltar, que a vinda deste campus universitário, foi certamente um presente maravilhoso para nossa cidade, e para toda microrregião do Curimataú como um todo, mais que não veio de graça, muitos anos de espera se passaram, sem que nosso campus e toda sua excelente estrutura física, digna de louváveis elogios, ganhasse enfim uma alma e um espírito com a efetivação da criação do campus. 

Vista lateral dos blocos. Fonte: Sec. da UEPB campus VIII. 

Vencendo todos os obstaculo impostos pelo tempo perdido, Araruna, deve creditar e fazer um agradecimento especial , ao empenho e determinação do então governador do estado da Paraíba, o senhor José Targino Maranhão, que por este campus universitário sonhou, idealizou, construiu, lamentou, se esforçou, e enfim, após muitos entraves, inaugurou, e conseguiu trazer uma instituição de Ensino Superior para o município de Araruna,  pois ele próprio sabe das dificuldades dos mais carentes e dos que vivem mais distante, possuírem acesso a uma universidade, através deste pensamento, ele lutou e trabalhou até vencer.

Reitora Marlene ao lado de José Maranhão,
em visita ao campus em dez/2010. Fonte: Sec. da UEPB campus VIII.

Muito bem nos disse o desembargador Luis Silvio Ramalho no dia da inauguração do campus VIII: "Quem é do interior, como eu, sabe das dificuldades que os estudantes sentem ao chegar á universidade. Se a universidade vem pra nossa casa, fica mais fácil. E o progresso só chega a um município ou região por meio do conhecimento, da educação".

Laboratório de Informática. Fonte: Sec. da UEPB campus VIII.

Laboratório de Odontologia. Fonte: Sec. da UEPB campus VIII. 
Sala de leitura. Fonte: Sec. da UEPB campus VIII. 

Sala do Auditório. Fonte: Sec. da UEPB campus VIII.

Então, nesta ocasião especial, se deve agradecer o empenho do Governo da Paraíba, e da reitora da Universidade Estadual da Paraíba, por meio das pessoas do ex-governador José Maranhão e da reitora Marlene Alves, pela efetivação deste sonho, que agora nos é realidade, e que com certeza, irá transformar muito mais, a vida econômica, social e cultural de Araruna e cidades vizinhas. 

Neste primeiro ano de existência do Campus VIII Araruna, devemos desejar sucesso e muito progresso, na vida de nossos estudantes naturais da cidade, ou jovens desbravadores de seus destinos, que aqui estão estudando e se aventurando no mundo acadêmico, aos professores, e todos aqueles que fazem e farão parte desta bela história, que está sendo escrita no nosso campus, na nossa cidade e nas nossas vidas.

Parabéns Campus VIII Araruna, pelo seu primeiro aniversário!

Wellington Rafael




Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog. Aproveitamos a oportunidade para convidá-los a acessar o Blog Mari Fuxico. > www.marifuxico.blogspot.com < Acesse agora e confira as notícias mais lidas de Mari e região.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir