quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Histórico da Rádio Serrana de Araruna

Antiga logomarca da Rádio Serrana, 590 AM

A população do município de Araruna, tem vivenciado nos últimos dias, o retorno das atividades da Rádio Serrana, fora do ar há alguns meses, e com muita satisfação acompanhamos novamente a querida "serrana" de volta, abrilhantando o dia-a-dia de milhares pessoas, de diversas gerações, em nosso município e em mais de 150 outros municípios espalhados pelo nordeste brasileiro, através das ondas da 590 KHz AM. 

Essa história está recomeçando, mas, iniciou há exatamente 23 anos, quando Availdo Azevedo  anuncia pela primeira vez: "No ar a ZYI 692, 590 KHz, Rádio Serrana de Araruna, operando em caráter experimental", carimbando de forma inesquecível o passaporte da emissora ao sucesso radiofônico. 

"Em 11 de novembro do ano de 1988 Dona Wilma Targino Maranhão, juntamente com o senhor Luiz Azevedo do Nascimento (Lulinha), simbolicamente cortaram a fita, dando por inaugurada a Rádio Serrana Ltda., a primeira emissora da Região Serrana instalada na cidade de Araruna, á rua Coronel Pedro Targino, s/nº. onde ainda hoje funcionam seus estúdios e administração." (NASCIMENTO, 2003, p. 282).*

Rádio Serrana de Araruna em 2011.

Á partir daí, se deu a arrancada de uma trajetória de sucesso, onde muitas vidas foram marcadas através da arte do entretenimento, por uma equipe comprometida com a ética profissional e a paixão pela radiofonia,  diversas foram as presenças registradas ao longos destes mais de 20 anos, algumas breves, outras duradouras, mas, todas marcantes, afinal o conjunto de um grupo unido é o que rege o resultado de uma trajetória vitoriosa.

Ao longo dos anos a rádio teve vários diretores, sendo o primeiro deles o radialista Claudio Cunha, em seguida foi substituído pelo radialista Availdo Azevedo, detentor do percurso mais duradouro na direção da emissora, precedido por Vivaldo Félix e tendo em seu comando atualmente o jovem radialista Jocimar Dias.

Uma excelente equipe se formou no traçado do tempo, e muitos nomes marcantes se fizeram presentes a frente dos microfones da querida Rádio Serrana e na apresentação de seus programas como: Availdo Azevedo, Lucimar Oliveira, Fernando Oliveira, Carlos Suzuky, Adna Nobre, Digenilson Silva, só para citar alguns, pois os amigos são muitos e o espaço pequeno, para tamanha grandeza das amizades que esta emissora ajudou a formar, pois o carisma desta equipe era forte.

Muita versatilidade se observava em cada programa, como víamos, só para citar como exemplos, as personagens interpretadas por Carlos Suzuky, como a "Vovó Quitanda" e o "Professor Chupeta", interessante relembrar de quadros memoráveis como: "A hora do chorão" e a leitura da carta do ouvinte,  humoristicamente batizada de "As desgraças da minha vida", além do auxílio de colegas como "Chaveirinho da Paraíba", "Mané Boca de Papa", "Beto da Barraca", "Zé Heleno", entre outros, estas participações enriquecem os programas, pois trazem o público para mais perto do mesmo. Presença sempre marcante também é a do meu querido amigo "Chefe" de Tacima, que sempre fez companhia ao Padre Júlio Paiva em seus programas da emissora  "NO ALTO DA SERRA DE ARARUNA".

Dentro de sua grade programacional, no decorrer de pouco mais de duas décadas, muitos foram os programas apresentados pela Serrana de Araruna e muitos também foram os apresentadores dos mesmos, mas, sem duvida, alguns programas marcaram mais na história e na memória dos ouvintes.

      Programas mais marcantes ao longos dos 23 anos no ar:
  • Ligação Direta - apresentação Clóvis Soares (in memorian);
  • Disque Jóquei - apresentação Walker Anominondas;
  • Poesia Verso e Viola - apresentação Availdo Azevedo, Fernando Oliveira;
  • Exclusivo Sertanejo - apresentação Adna Nobre; 
  • Emoções - apresentação Ary Silva;
  • Tudo acontece no Sábado - apresentação Alain Delon (in memorian);
  • Serrana Esportiva - apresentação  Milton Mará e Carlos Suzuky;
  • Paraíba Verdade - apresentação Padre Júlio Paiva;
  • Brega Show - apresentação Fernando Oliveira;
  • Serrana no Comando da Noite - apresentação Lucimar Oliveira;
  • Super Show do Amigão - apresentação Ivan Carlos;
  • Sintonia 590 - apresentação Sandra Macêdo, Carlos Suzuky;
  • Comando Musical da Manhã - apresentação Digenilson Silva;
  • Exibição Tradicional das Santas Missas.

Além destes tradicionais radialistas citados por vocação ou ocasião, dos quais se dispensam apresentações, tamanho a grandeza de seus carismas e sobretudo o amor e zelo, empenhados pelos mesmos a prática radiofônica, também devemos relembrar alguns outros, que tiveram na Rádio Serrana uma temporada mais curta, mais não menos marcante como: Franco Benevides, Marcos Ribeiro (in memorian), Sandra Macêdo e os potiguares JB (in memorian), Vania Lucia, Audy Acioly, Duda Santos, Fernando Luiz (cantor), que se fizeram presentes embora em menor proporção temporal da grande família da Serrana.

Em muito contribuíram para a história de sucesso da Rádio Serrana, os funcionários da parte técnica administrativa, que também usavam da simpatia e gentileza no atendimento aos ouvintes por telefone, ou exercendo muitas outras funções na emissora como: Cidinha Santos, Gilza Alves Azevedo e Nilson Santos.

A  seguir algumas fotos  de personagens que fizeram parte da história Rádio Serrana.

Duda Santos, década de 90.
Fonte: Acervo pessoal de Fernando Oliveira.
Fernando Oliveira, década de 90.
Fonte: Acervo pessoal de Fernando Oliveira.

Fernando Oliveira, Availdo Azevedo, Gilza ALves,
Fontes: Acervo pessoal de Fernando Oliveira.



Adna Nobre, década de 1990.
Fonte: Acervo pessoal de Adna Nobre.
Adna Nobre e Digenilson Silva, década de 90.
Fonte: Acervo pessoal de Adna Nobre.
Lucimar Oliveira ao lado de Ivan Carlos, data indefinida.
Fonte: Acervo pessoal de Fernando Oliveira.
O jovem Jocimar Dias, década de 90.
Fonte: Acervo pessoal de Fernando  Oliveira.


Trio de ouro da Serrana: Availdo Azevedo, Walker Anominondas
 e Fernando Oliveira, década de 90.
Fonte: Acervo pessoal de Fernando Oliveira.


Ivan Carlos, Clóvis Soares (in memorian), Digenilson Silva e Fernando Oliveira.
Fonte: Acervo pessoal de Fernando Oliveira.
Fernando Oliveira e Silvio Luiz  (TV BAND) em 1995.
Fonte: Acervo pessoal de Fernando Oliveira.


Jocimar Dias, Carlos Suzuky e Milton Mará, década de 90.
Fonte: Acervo  da Rádio Serrana.
Milton Mará, Fernando Oliveira, Jocimar Dias, Carlos Suzuky e Nilson Santos,
década de 90.  Fonte: Acervo pessoal de Fernando Oliveira.
Fernando Oliveira entrevistando o jovem prefeito  Benjamin Maranhão,
década de 90.  Fonte: Acervo pessoal de Fernando Oliveira.

 A partir de agora vamos conferir imagens da equipe que forma atualmente a rádio Serrana de Araruna.

Fernando Oliveira
Lucimar Oliveira
Adna Nobre
Carlos Suzuky 

Digenilson Silva
Marcos Adriano
Jocimar Dias
Cidinha Santos
Padre Júlio Paiva
Nilson Santos

Os populares "Pipo" e "Xaveirinho da Paraíba" 
(participação em alguns programas, não fazem parte da emissora, mas, gostam de auxiliar em alguns programas)
Adna Nobre em entrevista ao ex-governador José Maranhão,
 durante o Primeiro Festival de Inverno de Araruna, 2009.
Prefeita Wilma Maranhão e deputada Olenka,  em
confraternização com alguns  membros da rádio Serrana.

Durante toda década de 1990, a emissora sempre esteve entre as de maior influencia junto a seus ouvintes e aos anunciantes, mesmo com o processo de proliferação das rádios, a Serrana de Araruna é, e foi inegavelmente, assim como nos diz Pereira Nascimento, "[...] a líder em audiência em diversas regiões da Paraíba e do Rio Grande do Norte [...]". A Rádio Serrana faz seu retorno, neste ano de 2011, ás vésperas de comemorar 23 anos de existência sob os cuidados do ex-governador do estado José Targino Maranhão, retornando com um novo transmissor, atingindo cerca de 170 municípios dos estados da Paraíba, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além de trazer como novidade o acréscimo do radialista Marcos Adriano aos seus quadros, como uma nova figura a iniciar história na emissora.

É extremamente gratificante falar desta emissora, não apenas pelo seu produto em si, não pelo resgate da história  propriamente dita, mas, da história de vida, do profissionalismo e das amizades construídas em todos estes anos, e que é sentida no brilho do olhar e no sorriso de cada membro da rádio, pois a maior comunicação, que esta estação radiofônica realizou, foi a vinculação da ética, da moral e do respeito, entre seus integrantes e para com o público, alimentando um ciclo que se renova em cada palavra e em cada gesto de carinho e amor pelo que se faz.

Para ouvir a Rádio Serrana de Araruna basta sintonizar seu rádio na faixa de 590 KHz AM ou pelo site www.radioserrana590.com. São essas e muitas outras ações que fazem que a Rádio Serrana seja sempre "A VOZ DE ARARUNA QUE A PARAÍBA CONHECE", então, sintam-se convidados a novamente ouvirem as ondas da "Rádio que fala bem de você", como nos diziam as clássicas vinhetas da emissora.
Nova logomarca da Rádio Serrana, 590 AM

_______________________________________________________________________

Agradecimentos:
  • Ao amigo Fernando Oliveira, que contribuiu com seu vasto acervo fotográfico e oralidade inconfundível, além de fazer questão que nenhum detalhe a cerca da  história da rádio, assim como os atores dela, não fossem esquecidos.
  • Aos amigos Adna Nobre Carlos Suzukyque emprestaram um pouco de seu tempo, contribuindo com  fotografias e histórias sobre a emissora e com a realização desta modesta matéria.
  • A querida amiga Lívia do Nascimento Oliveira, que com sua simpatia e carinho me incentivou a produzir este trabalho sobre a Rádio Serrana, e me fez despertar o interesse que já tinha por esta bela história. 

*NASCIMENTO, Pereira. A História da Radiofusão na Paraíba. 2003.


Wellington Rafael

2 comentários:

  1. Ficou muito legal, mas incompleta a história da Rádio Serrana De Araruna
    Nomes como: Antônio Tavares jornalista detentor de um grande talento no jornalismo da emissora não foi lembrado, Odilon Almeida, Marcos Lima, Ari Silva e tantos outros que passaram fizeram história e simplesmente ficaram no lado oculto da história que vai bem adiante e possui muito mais detalhes que os que aí existem.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Wellington Rafael pelas brilhantes matérias publicadas no seu blog... sou Heliomar Cordeiro e moro na cidade de Boqueirão no Cariri da Paraíba... Já ouvi muito a Serrana de Araruna..
    Excelente rádio....

    ResponderExcluir