segunda-feira, 6 de junho de 2011

Araruna Ingrata: Pereira da Silva & Peryllo D'Oliveira

         O município de Araruna é palco de grandes nomes que estão marcados na história do estado da Paraíba, como A.J. Pereira da Silva e Peryllo D'Oliveira, que engrandecem nossa cidade e região, através de suas obras e seus exemplos de vida. Infelizmente, nota-se um total desconhecimento por parte da população ararunense, acerca destes dois ícones, sobretudo pelas pessoas mais jovens, que não conhecem e portanto não valorizam nossos dois grandes poetas.


           A explicação é simples, Antonio Joaquim Pereira da Silva e Severino Peryllo D'Oliveira são desconhecidos porque são filhos de uma terra que para com eles é INGRATA, pois tanto bem  fizeram a cultura, a arte e a história paraibana e NÂO recebem de acolhimento o merecido reconhecimento e gratidão, o que ocorre é um total abandono e distanciamento da história de ambos com a realidade e a conjuntura social de Araruna.
           Primeiramente, as gestões administrativas que governam nossa cidade nunca tiveram tanto interesse de relembrar nossos poetas, a própria forma como nossas escolas agem e se desenvolvem, vão de total esquecimento destes que foram grandes nomes e grandes homens do mundo das letras.
          Há uma incoerência enorme, onde vemos que Pereira da Silva foi membro da Academia Paraibana de Letras, e o primeiro paraibano membro da Academia Brasileira de Letras, Peryllo D'Oliveira fora também membro da Academia Paraibana de Letras, onde ambos possuem méritos e títulos nobres e honrosos e que nós ararunenses deveríamos encher nosso peito e conclamar todo orgulho de nossos conterrâneos.
         Existem sim umas ruas com as denominações dos dois poetas, e nossa pobre biblioteca municipal ainda carrega o nome de Pereira da Silva, assim como uma justa homenagem em nosso brasão, mais eles merecem muitos mais do que isso.

      Infelizmente, o que se observa, é que NÃO EXISTE uma única escola onde se homenageiem estes dois mestres do saber em nosso município onde notamos, que são detentores das nomenclaturas de nossas instituições de ensino pais, familiares, padrinhos, madrinhas ou políticos famosos, que muitas vezes não possuem nenhum vinculo com a educação em si, e se esquecem de um Pereira da Silva ou de um Peryllo D'Oliveira.
          Talvez seja, por serem de origens humildes, e não possuírem coronéis na família ou um sobrenome de peso ou nunca fizeram parte da elite abastada ararunense. A maior verdade é que por terem vindo de famílias humildes, não mediram esforços para conquistarem seus objetivos e através da educação venceram todos os obstáculos.


        Por mais que muitos os esqueçam e a juventude não os conheça, eles são e serão os IMORTAIS das Academias, recinto privado e reservado, mérito e honra para poucos, e suas reminiscencias e recordações, além dos modos de vida e sobretudo o exemplo de acreditar nos seus ideais e sonhos através da educação jamais morreram. Portanto, Pereira da Silva e Peryllo D'Oliveira, meus agradecimentos em nome de nossa amada Araruna, pois suas obras nos servem e nos ajudam a guiar caminhos, mesmo que muitos sejam ingratos, o que mais importa é o prazer de uma missão cumprida, portanto OBRIGADO!

 Wellington Rafael

5 comentários:

  1. Your post really helped me to understand the Araruna Ingrata: Pereira da Silva & Peryllo D'Oliveira . It has great details and yet it is easy to understand. That's what i was looking for. I will definately share it with others. Thanks for sharing.
    Custom Term Paper

    ResponderExcluir
  2. I'm glad you enjoyed it, we have to promote the work of these great poets, thanks

    ResponderExcluir
  3. Olá, Wellington, encontrei seu Blog, por acaso.Eu estava pesquisando sobre a Rádio Talismã FM, de Belém, e acabei descobrindo a questão do plágio...
    Parabéns por seu trabalho, por se preocupar em divulgar as belezas e a história de sua cidade. Poucas pessoas dão a devida importância à história de seus antepassados, daqueles que com trabalho ou através de seu talento deram sua contribuição para o engrandecimento de sua terra e de sua gente. Ah... eu lecionei durante 11 anos numa Escola que tinha o nome de Perilo de Oliveira Viana, no sítio Lagoa de Baixo, na época era município de Duas Estradas, e atualmente pertence a Sertãozinho. Embora não tenha conhecimento algum sobre esse homenageado, talvez seja a mesma pessoa da qual voce falou. Sim, eu também tenho um blog: rosachoqueeoutrascores.blogspot.com Ainda sou iniciante, mas gostaria que você, se desejar, visite. Poste comentários, opine, critique. Te agradeço muito. Tenha uma excelente noite de domingo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Aparecida, agradeço sua opinião, fico contente em saber que a nobre professora gostou, realmente procuro falar de temas adormecidos que muitos não valorizam, mais quem importância crucial em nossa história e geografia humana.
    Acredito que a escola em Sertãzinho-PB, que você mencionou, não homenageie a mesma pessoa, pois o homem que falo se chama Severino Peryllo Doliveira.
    visitei seu blog, gostei muito, dinâmico e atraente.
    Abraço ^^

    ResponderExcluir
  5. De fato Wellington, nenhuma das escolas também de meu conhecimento realçam esses brilhantes nomes da história de Araruna- Pereira da Silva e Peryllo D'Oliveira,na verdade sempre ficou algo muito vago.Nomes que realmente contribuiram para o nome de nossa cidade. Infelismente, a realidade seja dita!

    ResponderExcluir