quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Brasão de Araruna recebe atualização

                     Foi publicado no Diário Oficial de Araruna no dia 06 de outubro de 2017, projeto de lei sobre a atualização do Brasão de Armas do município, o mesmo já havia sido aprovado em agosto pela Câmara Municipal, atendendo pedido feito por Wellington Rafael, da Gerência de Cultura e Artes e do Conselho Municipal de Cultura.
            Esta discussão foi antes avaliada e aprovada no conselho que representa vários segmentos da sociedade, encaminhando, após isto, a proposta para o vereador Antônio Jefferson Targino, que a apresentou para analise do poder legislativo, contando com parecer favorável da Comissão Permanente de Finanças, Justiça e Legislação sob relatoria do vereador Rodolfo Cordeiro.
Publicação no diário oficial: https://www.araruna.pb.gov.br/diario-oficial/diario-oficial-949874788/

Sobre a retificação:
            O Brasão de Araruna originalmente foi adotado em 1989, como símbolo municipal, tendo passado por modificação valiosa em 2009.
            O mesmo apresenta: a denominação ARARUNA; uma arara; uma serra simbolizando a Serra de Araruna; ramos de café e de feijão simbolizando a economia; a data de emancipação política 10 de Julho de 1876; raios solares de fundo; um livro com as iniciais “P” e “S”; representando o imortal Pereira da Silva.

            Foram pedidas as seguintes modificações:

            Arara: A origem do nome Araruna, segundo o pesquisador Humberto Fonseca de Lucena, deriva da língua tupi A’rara Una, significando arara preta, que seriam da espécie Anodorhynchus hyacinthinus (lath.), da cor azul escuro, que vistas à distância pareciam negras. Portanto, a arara do brasão teria sua coloração escurecida, de azul claro para azul escuro.

            Monumento natural: O atual brasão apresenta uma serra pontiaguda estilizada, na cor verde, que difere da realidade, onde a Serra de Araruna inicio da porção norte do Planalto da Borborema, apresenta em seu topo uma chã plana, diferente da representação do brasão. Portando, se apresenta o pedido de alteração desta serra pontiaguda estilizada pelo afloramento rochoso denominado Pedra da Boca, que faz parte do parque estadual de mesmo nome, sendo este integrante do patrimônio natural do município, e portanto, parte de nossos símbolos municipais.
         A Arte gráfica do brasão retificado foi feita por Allan Jefferson, da agência Sincronia, na própria cidade de Araruna.
            Segundo o gerente de Cultura e Artes de Araruna, Prof. Wellington Rafael, após agradecer a aprovação do pedido:
           
 “O objetivo destas retificações está no fortalecimento de nossa história, cultura e valores, sendo nosso brasão, bandeira e hino, instrumentos muitos sérios de representação da identidade do povo ararunense, onde a arara cor clara e a serra pontiaguda não nos representariam, sendo estes substituídos pela arara escura e a Pedra da Boca. Onde o brasão deverá após sua aprovação, permanecer sem novas alterações”.



Brasão de Araruna em sua criação em 1989, sua renovação em 2009 e retificação em 2017.



Por: Wellington Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário