domingo, 12 de agosto de 2012

Breve análise dos postulantes a vaga de prefeito nas eleições 2012 município de Araruna – PB


Acontecem no dia 07 de outubro de 2012 as eleições municipais em todos os municípios do Brasil, para os cargos de prefeito e vereador.
Visando traçar o perfil de cada candidato a Prefeito do nosso Município, apresentamos neste espaço uma breve relação com as características dos candidatos a prefeito do município de Araruna nas eleições de 2012.

CANDITATOS A PREFEITO (A) DE ARARUNA ELEIÇÕES 2012

Wilma Targino Maranhão PMDB – Coligação Confiança do Povo (PRB / PMDB / PSC / PR / PRTB / PMN) – Vice: Iran Pontes do Nascimento.
Candidata a reeleição, 69 anos de idade, viúva, advogada e herdeira política do pai Benjamim Maranhão (Seu Beja), busca seu 4º mandato como prefeita de Araruna, tendo sido eleita nos pleitos de 1976, 1988 e 2008, derrotando Agenor Targino, Raul Câmara e Vital Costa. É mãe do deputado federal Benjamin Maranhão e da deputada estadual Olenka Maranhão, além de irmã do ex-governador da Paraíba José Maranhão, tem a seu favor a tradição do PMDB em Araruna, e ter realizado uma gestão voltada em investimentos de infraestrutura no município e diversas ações no âmbito do social, conhecida como “A mãe da Pobreza”, Wilma sempre destaca que a juventude das idéias é jovem na essência de cada individuo por excelência, independente da idade, em contrapartida, possui como pontos negativos o comando por parte do seu partido no município por 36 anos consecutivos, desde sua épica vitória em 1976, pelo antigo MDB, apresentando assim, um natural desgaste, onde os reflexos das realizações das gestões seguidas do PMDB deverão ser comparados a quantidade de tempo de seu grupo no poder, além do suposto favoritismo que muitas vezes é prejudicial a campanhas políticas, também é conhecida por sua personalidade e opiniões fortes, onde as mesmas podem pesar de forma positiva ou negativa de acordo com a circunstância. 

Vital da Costa Araujo PTB – Coligação A Força da União (DEM / PSDB / PT / PPS / PP / PTB / PV) – Vice: Marcelo de Moraes Cordeiro.
Candidato a prefeito pela 4ª vez seguida no município de Araruna, 48 anos de idade, casado, advogado, maior líder oposicionista de Araruna após seu tio Raul Câmara, foi o vereador mais votado no município em 1996, é irmão do atual vereador e candidato a reeleição Flávio da Costa Araujo, tendo sido derrotado ao cargo de prefeito em 2000 por Benjamin Maranhão, 2004 por Availdo Azevedo e 2008 por Wilma Maranhão, é notadamente um homem determinado e persistente, diante sempre se manter firme em sua postura de concorrer ao cargo de prefeito contra o tradicional clã Maranhão em Araruna, foi candidato a deputado estadual embora sem sucesso nas eleições de 2006 e 2010, tendo assumido em 2008 por alguns dias cadeira na Assembléia Legislativa da Paraíba como suplente. Apresenta como característica favorável sua determinação de buscar sempre a vitória e acreditar nos êxitos de seus objetivos e obstáculos a superar, e de nunca ter sido gestor para questionamento de administração, apresenta como pontos negativos seu desgaste como representante do atual governo estadual ausente de ações em Araruna, e o próprio descrédito do eleitorado quanto suas chances de vencer, diante de seu histórico eleitoral desfavorável, onde credita a Wilma Maranhão o papel de grande algoz de seus insucessos eleitorais, além de aparentemente ver sua liderança política de oposição ameaçada pelo ex – prefeito de Araruna, Availdo Azevedo do PSB.

Availdo Luís de Alcântara Azevedo PSB – Coligação A Força do Povo (PDT / PSD / PSL / PSB) – Vice: Luis da Silva Martiniano.
Ex - prefeito do município de Araruna pelo PMDB, possui 47 anos de idade, é casado, zootecnista, e ex - locutor da Rádio Serrana de Araruna, foi eleito prefeito no ano de 2004, pelo PMDB, derrotando Vital Costa, cedeu seu direito a se candidatar a reeleição a prefeito nas eleições de 2008 a Wilma Maranhão, cujo qual tratava como “professora” na vida pública, embora muitos questionem que não teria forças para enfrentar Vital Costa novamente naquele pleito, e por isso teria desistido da disputa, além de alegar diversas vezes ”não ser político”. Após as eleições de 2010, desligou-se do seu antigo partido PMDB, e filiou-se ao PSB, partido do atual governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, surgiu como candidato da chamada 3ª Força, é tido por alguns como candidato de protesto, para outros o da verdadeira mudança, considerado um sujeito pacifico e calmo é o candidato com menos espólio eleitoral a perder neste pleito, onde busca alcançar espaço, almejando a conquista da prefeitura, ou a tomada da liderança da oposição, seu desgaste como gestor no município sem grandes realizações lhe é ponto desfavorável, além de ter tido contas de 2 anos dos 4 do seu mandato rejeitadas, pelo Tribunal de Contas de Estado (TCE), embora já ter vencido Vital Costa em uma eleição questionável lhe é propicio.


3 comentários:

  1. Ótima avaliação, imparcial e coerente. O ideal na minha opinião não era a presença de carreatas e passeatas transformando as eleições num carnaval, mas sim um debate político em algum auditório, já pensou? Os três frente a frente propondo num debate os melhores projetos para o município? Maravilhoso seria!!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço Marcio por suas colocações, principalmente por enxergar imparcialidade e coerência. Seria primordial a realização de um debate com os postulantes a vaga de prefeito, uma ideia excelente, por que ali estariam melhor explicitadas posturas de propostas de governo para nossa cidade, diferente do espetáculo eleitoral de carreatas e passeatas, e até mesmo os próprios comícios, que não acrescentam tanto positivamente ao embate eleitoral. Um Abraço

    ResponderExcluir
  3. Realmente es um ótimo exemplo de imparcialidade. Excelente texto, ótimas observações!

    ResponderExcluir