terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A necessidade de um novo olhar para o Turismo em Araruna

O município de Araruna - PB é certamente privilegiado pela natureza, por suas riquezas encontradas nos mais simples traços ou nos mais complexos sistemas peculiares que fazem de nossas paisagens das mais admiradas no estado da Paraíba, além da história e da cultura de nosso povo, e sem dúvidas por seu clima ameno e agradável. Todos os recantos do município se bem observados escondem determinadas belezas distintas, cuja  insensibilidade de alguns as fazem passar por despercebidas.

Com todo esse contexto observamos que Araruna possui um enorme potencial turístico, e que certamente sua população poderia além de possuir toda essa riqueza, utilizar-se dela de uma forma em que seria possível conciliar qualidade de vida com crescimento econômico, tendo em vista que a atividade turística é a atividade econômica que mais cresce em todo o mundo e o PIB (Produto Interno Bruto) gerado pela mesma só é menor que o PIB das indústrias química e armamentista.

Neblina no centro de Araruna - PB, junho de 2011.
Fonte: Domínio virtual público.


  • Indagamos-nos a pensar:  Por que com todo este potencial Araruna ainda não despertou para o Turismo??
É de conhecimento de todos que uma atividade turística bem exercida gera renda e cria empregos na localidade transformada num ponto de visitação, também é de conhecimento de todos que nosso município é extremamente deficitário no que diz respeito a geração de emprego e renda. Então por que continuar ignorando nossas próprias potencialidades? 

  • Mais uma vez pergunto: Por que não investir nas atividades turísticas, já quem são tão salutares as sociedades que delas sabem usar? 
Não apenas no caso de Araruna, mas em  diversas localidades faltam aos gestores públicos atentarem seus olhares para esta prática e de fato se engajarem fundo nas atividades turísticas. Também pode ser pensando  que justamente a criação de emprego e renda que seriam motivos de exito a uma sociedade, tornariam-se a causa da falta de interesse dos grupos políticos, pois emprego e renda libertariam pessoas e as tornariam portanto livres. Seja qual for a hipótese em nosso município devemos mudar e agir, termos outra postura.

Araruna possui um arcabouço de potencialidades tão diversificado que poderíamos atender a diversos tipos de modalidades turísticas, em nosso municípios seria totalmente possível nos encaixarmos em distintas tipos de turismo, seja ele histórico, de aventura, cultural, ecológico, religioso, rural, só pra se ter uma noção. Em seguida uma breve amostra do potencial turístico adormecido de Araruna:

Turismo Histórico/ Cultural/ Religioso - Centro Cultural, Igreja Matriz e
 Igrejinha de Santo Antonio. Fonte:casadamemoriararuna.com.br

Turismo Ecológico/ Aventura/ Bucólico - Pedra da Boca, Serra da Confusão,
modelo de escalada. Fonte: Domínio virtual público, acervo pessoal.

Necessitamos urgentemente de investimentos no setor turístico, criar uma infraestrutura para atender um possível fluxo de pessoas que estariam em visitação por nosso município. Infelizmente nossa realidade é outra, até o setor de informação e marketing encontra-se capenga, se é que existe!

Tenho dentro de mim, a certeza de que mais do que qualquer investimento, devemos modificar nossa forma de ver e pensar o mundo, onde o sentimento de pertencimento e de querer bem a um lugar deveria ser revigorado, invés disso, observamos de forma escancarada por toda classe social ararunense um total desapego a nosso valores e a nossa própria história, falta ao ararunense conhecer sua própria terra e a ela dar valor. 

Igreja Matriz, Capelinha da Fazenda Maquiné e centro histórico de Araruna.
 Fonte: http://pastorais.paroquiadeararunapb.com, acervo de Joaldo Costa .

Não custaria se imaginar uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Araruna e o Ministério do Turismengajados conjuntamente em estratégias que possibilitariam a efetividade de nossos questionamentos, aliados a uma nova dinâmica do setor privado que também tornaria-se investidor neste sistema, além de cuidar melhor de nosso patrimônio material, sobretudo histórico como o centro histórico e a Fazenda Maquiné, além de criar de fato um calendário de eventos, fortalecendo principalmente o São na Serra e o Festival de Inverno.

São João na Serra, cultura e artesanato local.
Fonte: ararunapb.com.br

Conjuntamente devemos cobrar um novo olhar e uma nova postura do Governo do Estado da Paraíba e de órgãos como a SUDEMA - PB, principalmente no tocante a um melhor cuidado ao  nosso maior patrimônio turístico que é notadamente o Parque Estadual da Pedra da Boca, que esta relegado praticamente a um total esquecimento, cuidado maior deveria também ser lembrado a Paróquia de Araruna e a Diocese de Guarabira, que administram o Santuário de Nossa Senhora de Fátima que está incluído num mal uso de um espaço tão grandioso e que tão caro custou aos bolsos do POVO da PARAÍBA.

Araruna! Mudemos nossa postura, pensemos como atores ativos neste mundo dinâmico e não com uma mentalidade ínfima incrustada do habitante de um pequeno povoado do final do século XIX. Despertemos Araruna pra NOSSAS potencialidades turísticas e transformemos nosso lugar, num lugar melhor de se viver.

Uma certeza tenho, ou pensamos diferente e despertemos pro Turismo ou continuaremos sendo uma Araruna de asa quebrada! Temos potencial e nossos atores adormecidos aguardam ação.  

Wellington Rafael

2 comentários:

  1. Parabenizo o blogueiro Wellington Rafarel pela matéria. Uma boa noitícia para o Parque Estadual da Pedra da Boca,por intermédio de Vital Costa,esse mês será nomeado dois vigias para o Parque Pedra da Boca,onde o mesmo sentiu em ter no mínimo um pouco de protecao ao Parque.

    ResponderExcluir
  2. Araruna tem potêncial, é uma cidade situada em uma serra, conta com um clima bem atípico de outras cidades vizinhas(amigos e temos belas paisagens ex: pedra da boca e etc... Mas falta beleza(a igreja e a pracinha está num nível legal, mas o resto), prédios e ruas depredados e feias, até a fazenda Maquiné que é um patrimônio cultural da cidade está caindo aos pedaços. A saída para Cacimba de Dentro é simplismente horrível, o ginásio está todo acabado. O turismo é uma das coisas mais difíceis de se desenvolver em uma cidade. Conheci muitas cidades gaúchas, e o grande segredo por trás do sucesso turistíco de lá é que são cidades organizadas, com arquiteturas européias e festivais bem organizados. Percebeu a diferença? Atualmente Araruna não oferece nada de interessante para turistas, é um cidade visualmente feia e sem festas atrativas. E os grandes culpados disto são os administradores da cidade.

    ResponderExcluir