segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Breve Histórico do Futebol de Araruna

A prática do esporte no município de Araruna-PB,encanta muitas pessoas a décadas, pois é o esporte uma forma de lazer e diversão,  aliado a uma saúde que se atrela a qualidade de vida. No entanto, as glorias de nosso esporte a um certo tempo estão deixadas de lado, e vemos poucos amantes do esporte levantarem essa bandeira, pensando nisso estamos utilizando este espaço para relembrarmos ao longo dos tempos vários momentos onde nossos desportistas abrilhantavam nossa cidade fazendo o que mais gostam, relembrando, equipes, craques e pessoas em geral que sempre deram uma mão para o bem desta prática. No caso de Araruna sobretudo o futebol, é o esporte mais popular.
A seguir uma relação de imagens que por si só falam mais que muitas palavras para classificar como orgulho e saudades.


Cruzeiro de Araruna, fundação em 1965.

Campinense de Araruna, destaque para o jovem professor Fio e Lulinha.


Associação Atlética Ararunense, 1976.
Cruzeiro de Araruna 1975.
São Paulo de Seu Tuta, década de 1980.
Time da ABE, data indefinida.

Cruzeiro de Araruna, destaque para Zezinho
Ribeiro, 1º de cima á esquerda, década de 70.


Força Jovem de Seu Tuta em 93, destaque para Edvalson (Diva),
 2º de cima da esq. para a direita.

Cruzeiro de Araruna, década de 80.

Flamengo da Torre, 1985.

Araruna foi palco de muitas personalidades ilustres que destacaram em diversas áreas, no esporte podemos citar como nosso maior crack da história o ararunense que chegou mais longe o senhor Francisco de Assis Belarmino dos Santos (professor Fio), que foi destaque em diversos clubes paraibanos como:  Botafogo, Santa Cruz (Santa Rita), Guarabira, além de passagens pela seleção paraibana, colecionando os seguintes títulos: Tri campeão Paraibano pelo Botafogo (75,76 e 77), Bi campeão juvenil pelo Botafogo (75 e 76).

Botafogo da Paraíba, década de 1970, destaque para o jogador Fio

Fio atuando pelo Guarabira Futebol Clube, 1980.

Craque Francisco Belarmino (Fio) em ação pelo Guarabira F.C.


Fio e Mestre de Belém, pelo Guarabira em 1980.

Outro craque bastante lembrado se chama Roberval, popularmente conhecido "Conga", jogador do São Paulo de Seu Tuta, Cruzeiro e outra equipes, além de ser considerado o melhor centro-avante que Araruna já viu.
Roberval "Conga" ao lado do craque Petrônio. década de 90.


Araruna teve muitos amantes do Futebol, encarnados em figuras inesquecíveis como seu Tuta Hermenegildo, e  o senhor Edvalson Ribeiro da Silva (Diva), ambos já falecidos, além de muitos outros que sempre com muito amor pelo esporte ajudaram Araruna em diversas ocasiões, são verdadeiros guerreiros e merecem nossas homenagens. 
Petrônio, Diva e Evandir, 1994.

O grande Diva ao lado de Zezinho do Ribeiro, 1994.
Parte mais recente da história de nosso esporte segue a seguir com imagens mais atuais, da década de 90 pra cá. Onde encontramos times  tradicionais como o Cruzeiro de Zezinho Ribeiro, Palmeiras de Ginú, Flamengo da Torre de Petrônio, Botafogo e Catolé, entre tantos outros.

Cruzeiro de Araruna, década de 1990.
Palmeiras de Ginú (1999), destaque para Ginu
e Toinho Jacinto em cima á esquerda.
Time feminino do Palmeiras, década de 90.

Cruzeiro em 1997, participação de Benjamin e
Olenka Maranhão ao lado de Zezinho e Lulinha.
Nova Vida da Avenida em 2006.
Penharol, destaque para o jovem Benjamin
Maranhão, 3º de cima á direita,1995.

Flamengo da Torre, no estádio Machadão/RN em 2007.

Um dos clubes mais populares de Araruna, o Flamengo da Torre, foi fundado por Paulo Soares (Paulo de João da Erca) e Cícero de Zé Preto, em 1983, tendo como atual presidente o senhor Petrônio da Silva Ribeiro.
Botafogo de Araruna, ano 2000,
 sete vezes vice-campeão e uma vez campeão dos torneios municipais.
Atlético de Araruna, campeão no ano 2000.


União São Cristóvão, com elenco
vice-campeão de futsal paraibano em 2007.

Araruna também é destaque estadual no futsal, onde nossa equipe por duas vezes se sagrou vice-campeã da Paraíba, na equipe de Jocimar Dias, e seus craques do União São Cristóvão.

Desportista Antonio Justino ao lado de Zezinho do Botafogo.
Antonio Justino se destaca como um grande torcedor e amante do esporte, sendo considerado o maior torcedor do Botafogo da Paraíba em Araruna.

O Objetivo de nosso trabalho é resgatar a memória de nosso esporte, que tanto bem fez para os araunenses em geral, através das grandes amizades, e do laser geral, que consequentemente contribuiu para uma vida mais feliz e saudável de centenas de apaixonados pelo esporte. Atualmente o senhor Jarsiel Bernardo de Sousa está criando uma escolinha de futebol, que esperemos  que sejam sementes de uma nova geração de craques em nossa Araruna

Agradecimentos especiais aos senhores: Francisco de Assis Belarmino dos Santos (professor Fio), Petrônio da Silva Ribeiro, José Martiniano da Silva (Zezinho do Ribeiro), Luís Catolé, Jocimar Dias e tantas outras figuras que contribuíram com fotos ou lembranças dos bons momentos que o esporte os proporcionou, desejando que este trabalho tambem sirva para acordar nossa cidade, a investir mais em esporte, cultura e laser, que são fatores fundamentais para uma população mais saudável e sobretudo feliz


2 comentários:

  1. Rapaz, reunir este acervo deve ter dado um trabalhão. Parabéns! O esporte é muito importante para os jovens e serve como entretenimento para a população. Seria bom e sadio que existisse clubes rivais para que nas tardes de domingo pudéssemos torcer e se divertir.

    ResponderExcluir
  2. Grandes nomes da nossa historia do futebol fui aluno do grande prof ,fio da escolibha de fotebol arara preta

    ResponderExcluir