terça-feira, 16 de agosto de 2011

As Igrejas Matrizes do Curimataú Oriental

Os templos religiosos, sobretudo das igrejas católicas espalhadas pelo Brasil, construídas inicialmente com o proposito de "evangelizar" os povos das terras recém "descobertas", se tornaram marcos de fé e de beleza, muito em parte por sua imponência, através de seus estilos arquitetônicos diversos, que vigoram como testemunhos das passagens dos séculos no nosso país. 

Além disto, estas igrejas fazem parte do cotidiano das pessoas e das cidades, tornando-se verdadeiros cartões postais da maioria das cidades do país, o que não ocorre diferente no estado da Paraíba, onde suas influencias são muito arraigadas ou enraizadas.

Pensando nisto, como forma de divulgação das belezas de nossas cidades poderemos visualizar os detalhes singelos destas personagens muito marcantes em nosso meio urbano, que são as Igrejas Matrizes, admiradas seja como ponto de referencia ou para contemplação de suas construções. 

Em sequencia veremos as igrejas matrizes de cada uma das cidades que fazem parte da microrregião do Curimataú Oriental Paraibano, formado pelos municípios de Araruna, Cacimba de Dentro, Tacima, Riachão, Dona Ines, Solânea e Casserengue. 


ARARUNA
Igreja Matriz Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
 Fonte: Panoramio, 2011.

CACIMBA DE DENTRO
Igreja Matriz de Santo Antônio.
 Fonte: Panoramio, 2011.

TACIMA
Igreja Matriz de Nossa Senhora Sant'Ana.
Fonte: Panoramio, 2011.

RIACHÃO
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
 Fonte: http://riachaoecidades.blogspot.com/

DONA INÊS
Igreja Mãe. *
Fonte: http://pmdonaines.pb.gov.br


SOLÂNEA
Igreja Matriz de Santo Antônio.
 Fonte: Panoramio, 2011.

CASSERENGUE
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Fonte: Panoramio, 2011.

Observa-se, que podemos admirar estes templos seja pela complexidade de suas arquiteturas ou a simplicidade de seus traçados, que vão desde a gigante Matriz de Araruna, segunda maior igreja do estado da Paraíba em tamanho e elevada á Santuário no ano 2000, passando por igrejas de porte médio como as matrizes de Cacimba de Dentro, Tacima e Solânea, ou até mesmo apreciar as pequenas mais não menos importantes igrejas de Riachão, Dona Ines ou Casserengue, pois todas possuem sua beleza e fazem parte das dinâmicas destas 7 cidades, e são um dos seus cartões postais, nos basta saber ter bons olhos para enxergar o belo e acreditar sempre no trabalho e na inteligencia dos homens que constroem personagens tão dignos de nossa admiração que a cada dia deixa nosso Curimatáu mais bonito.

* Por não ter encontrado imagem adequada para Igreja Matriz de Dona Ines, se foi publicado imagem da antiga matriz, denominada Igreja Mãe, para que a cidade não seja desfalcada e possa ser mencionada também.

Um comentário:

  1. Parabéns Wellington, por postar estas belas imagens de nossas Igrejas que, mais do que um símbolo da fé, elas exibem em sua arquitetura imponente, as marcas do trabalho e da arte de tantos irmãos anônimos.E sua beleza enche os nossos olhos, além de nos transportar pelos distantes caminhos de nossa História.Um abraço! DEUS lhe abençoe, sempre!

    ResponderExcluir