domingo, 19 de junho de 2011

A história da Praça João Pessoa, Araruna-PB

Se existe uma paisagem urbana que mais intimamente vem a nossa mente quando lembramos nossa querida Araruna, sem duvida nenhuma, uma delas é da Praça João Pessoa, porém, poucos sabem que a mesma já passou por diversas transformações e que já possuiu diversos aspectos distintos a cada época, de gerações, que ali se divertiam, passeavam e viviam muitos momentos de suas vidas, assim como fazemos hoje.

O primeiro aspecto que a praça possuiu, foi a de um terreno vazio, onde ali se encontrava um cruzeiro de madeira ao centro, no ano de 1938, o então prefeito de Araruna, Demóstenes da Cunha Lima, teve a feliz ideia de dar um retoque final a paisagem urbana na cidade, pois já tínhamos uma belíssima igreja matriz e o mercado público (atual centro cultural), já estava em funcionamento, com a construção da praça foi coroada de forma marcante a vocação nobre daquela área da cidade.
Rara fotografia do Antigo Mercado Público vendo-se o largo da matriz ainda sem a praça em 1933.
Fonte: Professor Humberto Fonseca de Lucena.
Aspecto da Praça João Pessoa e do Antigo Mercado em 1953.
Foto: Edite Macêdo
A praça que a priori era denominada: “Praça Argemiro de Figueiredo”, foi inaugurada aos 21 de dezembro de 1938, houve a realocação do cruzeiro, que foi inserido entre outros lugares, ao lado da igreja matriz junto da casa paroquial e depois levado ao cemitério público, onde está até hoje. Vale ressaltar os aspectos primitivos da então Praça Argemiro de Figueiredo:

“[...] possuía dois caramanchões no lado norte. No centro, possuía uma “bombonnière”, cuja parte superior servia de coreto. Delimitando as laterais, as longas jardineiras elevadas a meio metro do solo, feitas de alvenaria, enfeitavam aquele logradouro, cuja iluminação era feita em postes de ferro fundido, moldados com arte, sustentando globos de luz que davam um aspecto de beleza ainda maior.” (LUCENA, 1996, p. 124).
Aspecto da antiga praça "Argemiro de Figueiredo", atual "João Pessoa" no ano de 1938.
Fonte: Professor Humberto Fonseca de Lucena.
Praça João Pessoa com destaque para o antigo estúdio e coreto, com o pavilhão infantil do Grupo Escolar Targino Pereira ao fundo, fotografia da década de 1940. Fonte professor Humberto Fonseca de Lucena. 
Antiga estúdio e bomboniere usada como coreto, popularmente conhecido como "Butijinha" demolida em 1992. Fonte: Professor Humberto Fonseca de Lucena
A praça teve sua denominação alterada por questões meramente políticas, e fora nomeada “Praça João Pessoa”, no dia 1º de março de 1941, pelo prefeito Abelardo Targino da Fonseca, onde em solenidade estiveram presentes, o ex-presidente da república o Dr. Epitácio Pessoa Cavalcanti de Albuquerque e o interventor do estado da Paraíba, o senhor Ruy Carneiro, além de outras autoridades, para homenagear o ex-presidente da Paraíba João Pessoa, assassinado em 1930. Desta forma foi inserido na praça um busto de João Pessoa, onde na placa está escrito: “A JOÃO PESSÔA, ARARUNA”.
Palmeira Imperial plantada em 1939 se destacando na praça João Pessoa.
Fotografia provavelmente de 2001. Fonte: Profº Humberto Fonseca de Lucena. 

Busto do Presidente da Paraíba João Pessoa de Albuquerque, na praça que o homenageia em 2004.
Foto: Professor Wellington Rafael da Silva
Aspecto do atual centro Cultural a Praça João Pessoa durante construção do "calçadão" em 2010.
Foto: Joaldo Costa.

Com o decorrer do tempo, muitas mudanças foram realizadas na Praça João Pessoa, várias reformas ocorreram, como uma no ano de 1992, no fim da segunda  administração da prefeita Wilma Targino Maranhão, onde deve ter sido confundido a palavra reformar com a palavra destruir. A atrocidade criminosa com a história e a memória da cidade com estas intervenções foram maléficas para a praça, pois foi descaracterizada sua originalidade e beleza primitiva, se perdendo o valor histórico, estético e simbólico, que marcaram a geografia urbana da cidade.

Atualmente, foi construída uma espécie de “calçadão” entre a praça e o atual Centro Cultural, aparentava ser uma boa iniciativa, mas que em prática nada acrescentou a este logradouro público. A praça ainda encontra-se descaracterizada e sem nenhum valor estético como outrora, uma nova reforma futura, com vistas ao resgate do valor histórico da cidade e da praça, iria trazer mais vida aquele local, que é um dos palcos do lazer e do entretenimento da cidade, particularmente acredito que algo futurista também faria bem, através de construções kioskes ajudariam, animar nossa Praça João Pessoa e seus frequentadores em geral.

Vista da praça João Pessoa registrada á partir do alto da igreja matriz, notando-se o busto do Pres. João Pessoa em 2010. Fotografia de Joaldo Costa.
Araruna possui atualmente uma bela praça, porém não possui a mesma beleza encontrada no passado, hoje em dia se observa a grande Palmeira Imperial planta em 1939, que com o passar dos tempos se torna testemunha vigorosa das alterações realizadas na Praça João Pessoa, mais mesmo assim uma das mais belas do estado, que sem sombra de duvida tem como beleza principal, a alegria e animação dos jovens de todas as idades que por lá passam e tornam a Praça João Pessoa, assim como a Palmeira Imperial um testemunho de nossa trajetória e momentos marcantes acontecidos naquele local.


WELLINGTON RAFAEL

4 comentários:

  1. Parabéns Wellington pela sua pesquisa e perseverança em trazer para a história de Araruna dados que nos deixa alegre pela beleza que representa esta praça para nós Ararunenses, ponto de alegria de nossa cidade, espero que todos que fazem a docência de nossa Educação utilizem este artigo para levar os conhecimento de nossa terra.

    ResponderExcluir
  2. *Obrigado Agnaldo, mais faço isso tudo como que por obrigação, me sinto conclamado a assim fazer, como participante da docência em Araruna, concordo contigo, nossas escolas deveriam refletir sobre suas metologias e valorização de nossa história e cultura. Abraço ^^

    *Valeu Jailson, já lhe sigo também :)

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com você quando falou sobre a mudança da praça João Pessoa. AquelE aspecto mais antigo sem o calçadão era realmente nossas alegrias principalmente nos sábados. rs! De certa forma tirou um pouco a cultura traga pela cidade desde muitos anos. No entanto, isso não nos faz apagar de nossas memórias os momentos Especiais que sempre vivemos lá com nossas famílias e amigos. Particularmente, independente de onde quer que eu vá sempre lembrarei da minha querida e velha ARARUNA com eternas Saudades.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir