segunda-feira, 11 de junho de 2012

A História da Fazenda Maquiné

 Distante a poucos quilômetros da sede da cidade de Araruna, a Fazenda Maquiné é um tesouro de riqueza histórica do município, pouco conhecido pelas novas gerações de ararunenses. A Fazenda se encontra onde havia antes um engenho de mesmo nome “Engenho Maquiné”, que pertencia ao famoso Targino Pereira da Costa (coronel Gino), patriarca da família Targino, falecido aos 30 de agosto de 1887 e irmão mais novo do famoso Major Pedro Targino da Costa, que juntos  dominavam a política local por muitas décadas.
A Maquiné representa um belo conjunto arquitetônico composto pela casa-grande, capela, armazém, senzala e casa dos moradores, sendo a capela a edificação mais antiga da fazenda, herdada pela viúva de Targino Pereira da Costa, Dona Jesuína Paula d’Assumpção, tendo seu filho Francisco Targino da Costa, que se ordenara padre o gesto da construção da capela em 1897, que tem como santos padroeiros Nossa Senhora do Bom Socorro e São Francisco de Assis.
O Antigo Maquiné era o local das reuniões dos famosos barões de Araruna, que eram a classe mais abastada da cidade, a chamada “nata” da sociedade ararunense a época. Contam os mais antigos que na fazenda existia escravidão, e que ainda hoje se pode achar no interior da casa-grande, instrumentos de tortura dos escravos. Além das histórias de assombrações que circundam o local nos até os dias atuais, de onde se falam que existiria por perto nos  arredores da fazenda um antigo cemitério, e que as almas dos mortos assombram a fazenda.
Embora em mal estado de conservação a capela da fazenda ainda é a mais bela das capelinhas do município, seja por seu charme, pelas suas características neoclássicas, refletido no seu estilo barroco rural, como nos seus arcos ogivais do neogótico, além de um frontão triangular.
Infelizmente a antiga Fazenda Maquiné carece de um plano de políticas públicas, voltadas à preservação do patrimônio histórico de Araruna, como um possível tombamento e reforma das edificações, que serviria de ação para a implantação de mais uma ramificação e atração turística para o município, ao invés disso, temos como visitantes apenas marimbondos e morcegos que infestam o local. 
Atualmente a fazenda está em nome de propriedade pertencente ao Sr. Durval Falcão, esposo da Srª Maud Targino Falcão, bisneta de Targino Pereira da Costa, que embora das várias décadas de desuso ainda se apresentam em um estado até bem vistoso, e um estado de conservação surpreendente, que torçamos que dure muito, até que se tomem iniciativas que salvem este patrimônio do município, que onde há muitas reminiscências que ainda permanecem vivas, voando ao vento e ao relento de Araruna.

Wellington Rafael

5 comentários:

  1. Parabéns nobre Wellington pelo excelente artigo, pois demonstra sua capacidade critica diante um assunto tão palpitante que é a historia da fazenda maquine, o qual leva a nos refleti este ponto da historia de Araruna, que sempre foi esquecido ou mesmo abandonado a ser estudado, tema como a influencia geopolítica da fazenda maquiné, escravidão, formação de nova cidade, a capela, os barrões de Araruna, o centro turístico maquine estes pontos espero que seja aprofundado pelo nobre profº, que veio com este artigo abrir um leque de discussão sobre o qual deveriam ser discutido e levado às escolas de nosso Municipio para levarmos cada vez mais um conhecimento cultural e político de nossa história, as verdades e inverdade da historia precisam ser estudada. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Agradeço caro Agnaldo, pela demonstração de interesse e torcida pelo bem da Fazenda Maquiné como referencial histórico de nosso município. Realmente é um tema que deveria ser mais aprofundado na educação de nossos jovens que desconhecem seu próprio passado.
    Abraço ^^

    ResponderExcluir
  3. Seu Blog é excelentíssimo e isso é notável, mas confessó que a parte mais interessante para mim foi essa da fazendo maquiné.Lendo atentamente ´e como se estivesse ouvindo meus avós falarem, rs! Parece assim tudo tão real, e interessante que as idéias se batem certinho com tudo que já tinha ouvido falar anteriormente. É muito interessante sabermos desses detalhes e surpreendente também sua Autonomia e capacidade de pesquisa com assuntos de grande interesse, principalmente para nós ARARUNENSES com orgulho!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu blog, as histórias são excelentes, adorei saber mais um pouco sobre a nossa cidade !!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Wellington Rafael, estou usando como conteúdos das aulas de Português turmas 7°, 8°, 9° anos.

    ResponderExcluir