terça-feira, 10 de julho de 2012

Araruna - 136 anos de história, lutas e vitórias


Araruna completa hoje 136 anos de sua emancipação política, data esta que se comemora mais um ano, que se junta ao somatório de páginas que formam a rica história deste município, que é sem sombra de dúvidas dos mais importantes do Agreste Paraibano, e de onde se pode ter orgulho de viver, morar e conhecer, para poder então refletir a cerca de seu passado e caminhar em passos firmes, para um bom futuro. 

Parte desta rica história é conhecida, através das pesquisas e dos resultados decorrentes de fatos marcantes em nossa história, já outras são esquecidas ou deixadas de lado, talvez por maldade, talvez pelo próprio desconhecimento de uma identidade apagada. Deve ser ressaltada que mesmo antes da emancipação do município, Araruna já existia, pois a famosa Serra de Araruna como lugar geográfico despertava esta sensação de pertencimento e de territorialidade.

Partindo deste principio de territorialidade, deve-se começar falando dos nossos
 primeiros habitantes que foram os índios, onde se supões serem os índios Janduís e os Caracarás, que ocupavam trechos entre os rios Curimataú e Trairi, de onde durante suas passagens deixaram muitos vestígios, dentre eles destacam-se as inscrições rupestres encontradas na Pedra do Letreiro, no Parque Estadual da Pedra da Boca, neste município. A própria denominação do município “Araruna” advém do idioma indígena (tupi) “A’rara una”, significando “Arara Negra”, decorrente do fato de existirem naquela época, muitas dessas araras (Anadorhynchus hyacinthinus) (Lath.), que embora do significado do nome, distinguem-se pela plumagem azul escuro, que vistas à distância pareciam negras. Sabe-se que o território onde se encontram os atuais municípios de Araruna, Cacimba de Dentro, Tacima, Riachão, Damião, além de muitos lotes de terra na região do brejo paraibano pertenciam ao Barão de Araruna, Estevão José da Rocha, mesmo antes do advento da povoação, onde as mesmas eram conhecidas e classificadas apenas pelo topônimo da Serra da Araruna.
Brasão do município de Araruna - PB 

Visão panorâmica de Araruna. Fonte: Ivan Filmagens.


A fundação do povoado de Araruna se deu por meados de 1845, onde destacamos a atual igrejinha de Santo Antônio (Antiga Matriz)  construída pela população local devido a uma necessidade social, pois desde 1830, um padre vinha de Bananeiras prestar serviços religiosos  em torno da qual surgem as primeiras casas. A historiografia  ararunense geralmente atribui a construção da igrejinha ao senhor Feliciano Soares do Nascimento, que teria construído a igreja para cumprir uma promessa, porém, deve se levar em conta que o Sr Feliciano, de forma alguma construiu a capela sozinho, nem tão pouco foi o único morador desta época, se esquece, que o mesmo contou certamente com ajuda de possíveis vaqueiros e trabalhadores rurais em geral, que foram muito corajosos de migrarem de suas antigas habitações para se instalar nesta localidade, e assim ajudarem a formar as raízes da população ararunense.

Durante este período esta população que em Araruna se encontrava, era quase que totalmente desassistida de serviços essenciais como educação e saúde, decorrente do fato do próprio isolamento da serra de altitude elevada e de não existirem estradas aquela época e da própria distancia da então vila á sede do município de Bananeiras-PB, da qual pertencia, atendendo a reivindicações e apelos de décadas, Flávio Clementino da Silva Freire, Vice-Presidente da Província da Parahyba do Norte, aos 4 de julho de 1854, cria com a lei nº 25 a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Araruna, passo importante para sua emancipação posterior que viria aos 10de julho de 1876 sancionada pelo Presidente da Província da Parahyba do Norte o senhor Barão de Mamanguape através da  Lei nº 616.

Aspecto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição
Fonte:
 http://pastorais.paroquiadeararunapb.com/
Neblina na Avenida Epitácio Pessoa em Araruna, durante o mês de junho de 2010.
Fonte: autor desconhecido

Á partir daí o município de Araruna conseguiu se firmar e trilhar diversas conquistas em sua história, através de vários eventos que a tornaram cada vez mais forte e reconhecida na microrregião do Curimataú e redondezas potiguares, fortalecendo sua economia como um todo, pois se tinha um espaço mais adequado que suportasse a demanda do nosso comercio, onde Araruna se destacava como maior produtora de feijão do estado da Paraíba. Araruna possuía enfim um aspecto urbano que se desenhava e se consolidava cada vez mais, e se firmou principalmente em 1908 com a construção de seu primeiro Mercado Público (atual Centro Cultural) desativado em 1967, com a construção de um Novo Mercado. Durante o século XX é interessante se destacar desmembramentos de distritos provenientes de Araruna, dois em 1959: Cacimba de Dentro e Tacima; e Riachão  em 1994.

Campus VIII da UEPB Araruna. Fonte: Sec. do campus VIII.
Mais recentemente pode-se considerar como novo evento desenvolvimentista e transformador da paisagem urbana de nosso município a construção e instalação do campus VIII da Universidade Estadual da Paraíba no ano de 2010, onde mais que uma construção de pedra e melhoria de renda e fortalecimento da economia da cidade, pode se considerar o maior presente a nosso município e região onde muitas vezes o pequeno agricultor, uma dona de casa, uma artesã, ou pessoas inseridas em classes sociais menos privilegiadas, não dispunham de condições necessárias para estudarem ou inserir seus filhos no mundo acadêmico, acabando sempre na maioria das vezes a margem dos benefícios que o conhecimento adquirido em grau superior possa acarretar, a mudança da mentalidade deste povo é com certeza o maior presente que a UEPB dará a Araruna.

Pedra da Boca, Fonte: Domínio virtual público

Araruna é certamente um dos municípios mais conhecidos no estado da Paraíba, seja pela fama de seu clima frio e ameno, que se distingui do quadro geral desta região se tornando uma ilha de clima ameno em pleno semi-árido, pois está inserida numa altitude de cerca de 590 metros acima do nível do mar, seja pelas suas belas paisagens geográficas, tais como as belas serras da Araruna e da Confusão, e do Parque estadual da Pedra da Boca, por nossos tradicionais eventos como o consagrado São João na Serra, Festival de Inverno e Festa da padroeira de Nossa Senhora da Conceição.

São João na Serra, junho de 2011. Fonte: http//:ararunapb.com.br


Araruna se destaca também através de seus filhos ilustres, que sobressaíram em cenário estadual e alguns até nacional, como os poetas Antonio Joaquim Pereira da Siva (membro da Academia Brasileira de Letras) e Peryllo D’Oliveira (membro da Academia Paraibana de Letras), José Targino (ex-secretário de Agricultura e ex-governador da Paraíba em 1950), José Targino Maranhão (ex-senador e governador do estado da Paraíba por três mandatos), Almir Carneiro da Fonseca (desembargador), Rogério Fialho Moreira (desembargador), Humberto Fonseca de Lucena (bioquímico e pesquisador), Olenka Targino Maranhão (deputada estadual), Benjamin Gomes Maranhão Neto (deputado federal) e nossa atual prefeita a Srª Wilma Targino Maranhão (ex-presidente do CENDAC-PB e prefeita por quatro mandatos deste município).

Porém, Araruna ao longo de seus 136 anos de história pode ter certeza do bom sentimento de seus habitantes, sobretudo a população mais carente, que sempre de forma brava e às vezes inconsciente, ajudando ao longo destes mais de 136 anos, de luta e  garra, e que mesmo oprimida diante de sistemas socialmente injustos e impostos sempre acreditaram em sua capacidade e sempre caminharam com passos de esperança, mesmo expostos as crueldades e ganâncias dos nossos coronéis de outrora, tornando nosso município mais rico e mais bonito a cada dia, do qual foi descrito modestamente neste nosso trabalho, diante da tamanha riqueza de conteúdos do universo Araruna.  

Enfim minhas felicitações, a esta cidade que é a princesa do Curimataú paraibano, através de versos simples de um ararunense já finado, mais que nos fala com amor e orgulho de ser de Araruna.

"Você canta sua terra,
Também vou cantar a minha,
Que fica no topo da serra,
E tem porte de Rainha!”. (velho Borges)

PARABÉNS ARARUNA PELOS SEUS 136 ANOS DE HISTÓRIA DE LUTAS E VITÓRIAS!


Referências:

LUCENA, Humberto Fonsêca de. O Velho Mercado de Araruna e seus Arredores. João Pessoa, Empório dos livros. 1996.
SILVA, Wellington Rafael da. Desenvolvimento urbano e regional da/na Cidade de Araruna - PB.Guarabira - PB, UEPB, 2010.
SILVA, Wellington Rafael da. Análise das transformações do espaço urbano na cidade de Araruna - PB, da Fundação do povoado a 1967. Guarabira - PB, UEPB, 2012.

sábado, 7 de julho de 2012

Homenagem ao poeta Ronaldo Cunha Lima


Ronaldo Cunha Lima (1982).
 Fonte: g1.globo.com
A Paraíba perdeu hoje (07/07/2012) vitimado por um câncer de pulmão, um de seus maiores personagens da história pública deste estado, tendo durante sua trajetória política exercido diversos cargos, como  vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, senador e governador, além de ser um dos grandes nome da poesia paraibana. Ronaldo José da Cunha Lima, nasceu aos 18 de março de 1936, em Guarabira - PB, tendo passado grande parte de sua infância no sítio "Cacimba do Gado", zona rural do município de Araruna, de onde seu pai Demóstenes da Cunha Lima foi prefeito.

Ronaldo o criador do "Maior São do Mundo" em Campina Grande - PB.
Fonte:  http://cgretalhos.blogspot.com.br
Ronaldo porém, perdeu seu pai muito cedo, e cedo também demonstrou talento na composição de poesias, onde "Conversando com meu pai", foi uma das mais bonitas, relembrando o amor e carinho que possuía por seu genitor, Ronaldo junto de sua mãe Dona Nenzinha Cunha Lima e irmãos, foram para Campina Grande, onde a vida do mesmo mudou completamente, talvez guiado pela predestinação, ou simplesmente por ser um lutador da vida, Ronaldo desde jovem mostrou que tinha talento com a comunicação, e uma veia política forte, estudou no Colégio Pio X e no Colégio Estadual da Prata, se formou com muito sacrifício em Ciencias Jurídicas pela UFPB, trabalhou como jornaleiro, garçom, e posteriormente na desempenhou função na Associação Comercial de Campina Grande, na Rede Ferroviária Federal do Nordeste e em um cartório. Casou-se com Dona Maria da Glória Rodrigues da Cunha Lima, com quem teve quatro filhos: Ronaldo Cunha Lima Filho, Cássio Cunha Lima, Glauce Cunha Lima e Savigny Cunha Lima.


O jovem Ronaldo discursando na campanha 1959.
Fonte: lenildoferreira.com.br
Ronaldo empossando seu filho e sucessor Cássio Cunha Lima em 1989
Fonte:  http://cgretalhos.blogspot.com.br
Ronaldo discursando no senado (1994).
Fonte: g1.globo.com.br
José Maranhão e Ronaldo Cunha Lima em 2001.
Fonte: g1.globo.com
Antonio Mariz, Marcel da Prata e Ronaldo Cunha Lima em 1994.
Fonte:  http://zabeleverdade.blogspot.com.br
Governador José Maranhão entregando medalha "Antonio Mariz"
 ao Senador Ronaldo Cunha Lima (1998). Fonte: blogdovictor.clickpb.com.br

Ronaldo Cunha Lima com seu filho Cássio Cunha Lima, durante o "Maior São João
do Mundo"  em Campina Grande - PB, 1989. Foto: http://zabeleverdade.blogspot.com.br
Presidente Lula com a camisa do Treze F.C ao lado de Ronaldo e Cássio Cunha Lima (2003).
Fonte:  http://www.trezegalo.xpg.com.br


          
                           Ronaldo na posse de seu filho Cássio Cunha Lima como governador da Paraíba (01/01/2003).
Fonte:   g1.globo.com

A atuação política de Ronaldo inicia quando ele ainda era estudante, tendo sido Vice-presidente do Centro Estudantil Campinense, foi vereador de Campina Grande, e eleito prefeito no ano de 1968, foi cassado pela Ditadura Militar em 1969, passando a atuar como advogado em São Paulo e Rio de Janeiro, retornou após a anistia em 1982, sendo reconduzido a prefeitura de Campina Grande, onde teve como maiores feitos a construção do Parque do Povo, idealizado por Enivaldo Ribeiro seu antecessor, e a criação do "Maior São João do Mundo". Foi eleito governador da Paraíba em 1990, Senador da República em 1994, Deputado Federal em 2002 e encerrado a carreira política em 2006,  reeleito como deputado federal.

Ronaldo Cunha Lima foi um grande estudioso da obra do poeta paraibano Augusto dos Anjos, habilidoso no traquejo com as palavras não apenas na política, escreveu diversos livros como: 50 canções de amor e um poema de espera (1955), Breves e leves poemas (2005), Sal no rosto (2006), Poemas de sala e quarto (1992), só para ilustrar algumas de suas obras.

Ronaldo Cunha Lima e Tarcisio Burity década de 1990.
Fonte:  http://paraibahoje.wordpress.com
Diante desta brilhante trajetória, situo como a única mancha no  passado de Ronaldo Cunha Lima a tentativa de homicídio ao também ex-governador Tarcisio de Miranda Burity, enquanto ainda Ronaldo estava na titularidade do cargo de governador da Paraíba, alegando defesa da honra de sua família, disparou três tiros contra seu adversário em um restaurante em João Pessoa, no caso que ficou conhecido como "Gulliver".

Ronaldo Cunha Lima.
Fonte:  clickconexao.blogspot.com 
Ronaldo e Cássio Cunha Lima Fonte:  blogdotiaolucena.com.br 

A trajetória de Ronaldo Cunha Lima, externa trabalho, busca por objetivos, e vitórias alcançadas com esforço e dedicação, onde o poeta passou de jornaleiro a vendedor, de garçom a senador, passou por quase todos os cargos que se pode disputar, não tendo sido somente Presidente da República. A Paraíba sofreu certamente uma grande perda, uma lacuna irreparável, fiquemos com o exemplo de vida de batalha por suas metas de vida e sonhos, e com as palavras de seu filho e herdeiro político o Senador Cássio Cunha Lima, que com muita lastima anunciou que perdemos o grande poeta Ronaldo Cunha Lima: "O poeta, após uma vida digna, descansou".

O Poeta Ronaldo Cunha Lima repousando ao lado de um violão.
Fonte: http://www.paraiba.com.br


"Quando eu for pra eternidade, / onde só Deus me alcança, / eu não quero ser saudade, / já me basta ser lembrança." (Ronaldo Cunha Lima)



Fotografias antigas das campanhas eleitorais do ex governador Ronaldo Cunha Lima:

Ronaldo candidato a vereador em Campina Grande
Fonte: http://cgretalhos.blogspot.com.br

Ronaldo candidato a deputado estadual 
Fonte:  http://cgretalhos.blogspot.com.br
Ronaldo candidato a deputado estadual 
Fonte: http://cgretalhos.blogspot.com.br

Ronaldo Cunha Lima, candidato a deputado estadual.
Fonte: http://cgretalhos.blogspot.com.br 
Ronaldo candidato a prefeito de Campina Grande em 1982.
Fonte:  http://cgretalhos.blogspot.com.br
Ronaldo Cunha Lima candidato a Governador da Paraíba em 1990.
Fonte: 
http://cgretalhos.blogspot.com.br